Comprar, vender, aluguel Casas e apartamentos em Florianópolis, Grande Florianópolis, São José

16/02/2018 | Por que é importante realizar a vistoria antes de fechar uma locação

Imagine a seguinte situação: uma semana depois de alugar um apartamento, você se depara com vazamento no banheiro, rachaduras na parede e portas de armários que não fecham. Chato, não?

Mas, nessa situação, de quem é o problema: do locador ou do inquilino? Para responder a essa pergunta, era preciso, antes, realizar uma vistoria no imóvel antes da entrega das chaves. Assim, seria possível determinar de quem é a responsabilidade pelos problemas.

Por isso, a vistoria de imóvel é uma etapa indispensável no processo de locação. Em linhas gerais, ela ajuda a evitar atritos entre proprietários e inquilinos. Veja quais são as vantagens para todas as partes envolvidas e como realizar uma vistoria de imóveis:

 

 

Como realizar a vistoria de imóveis

O ideal é que um profissional capacitado, como engenheiro, arquiteto ou mesmo um eletricista, esteja presente durante a vistoria do imóvel. Isso porque existem defeitos que ficam bem escondidos que podem passar batido por pessoas leigas.

Ao final da vistoria, deve ser apresentado um laudo com os detalhes levantados de todos os cômodos. Inclusive, é preciso anexar fotos ao documento que tem validade jurídica.

Vantagens da vistoria de imóveis para o locatário

O laudo de vistoria do imóvel protege o locatário quando ele identifica um defeito antes de receber as chaves. Aí, compete ao proprietário pagar pelas reformas necessárias e, por consequência, entregar os imóveis em plena condições.

Vantagens da vistoria de imóveis para o proprietário

As vantagens da vistoria de imóveis também se estendem para o proprietário. Quando o contrato de locação chega ao fim, uma nova vistoria é realizada para verificar se o imóvel está nas mesmas condições de quando foi alugado. Se algum defeito for identificado, cabe ao inquilino resolvê-lo.

Vantagens da vistoria de imóveis para o corretor

A partir do momento que o corretor de imóveis se preocupa em conduzir a vistoria de imóvel da melhor maneira possível, as duas partes envolvidas no negócio ficam satisfeitas. Isso pode render ao profissional boas indicações no futuro.

0