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09/03/2015 | A valorização do imóvel próximo à grandes estabelecimentos e empreendimentos

Na hora de escolher um imóvel o primeiro item na lista de prioridades de um cliente é, em sua maioria, a localização. Sabe-se que esse fator é determinante para os interessados em comprar um apartamento em São Paulo, por exemplo, já que o lugar é a motivação de compra de 39% dos entrevistados na cidade em uma pesquisa realizada pela Lopes entre janeiro de 2013 e julho de 2014.

Além disso, outros fatores interferem na decisão do comprador, já que muito provavelmente ele procura um lugar confortável para morar. Ter um imóvel perto de regiões que recebem o Metrô é essencial para os interessados e para uma valorização futura da propriedade, já que, no ano de 2014, mais de 60% dos lançamentos estavam localizados até 1 km das estações.

Nos Estados Unidos, contudo, não são apenas esses itens que valorizam um imóvel. Uma pesquisa promovida pelo site de imóveis Zillow revelou que ter uma loja da Starbucks perto da sua casa aumenta em 96% o valor da construção. Esse fenômeno é chamado de “Efeito Starbucks” e mostra que uma propriedade comum perto da cafeteria, em 1997, valia em torno de 137 mil dólares, quando, hoje, vale quase o dobro: 269 mil dólares.

Para uma perspectiva mais brasileira de valorização, temos um exemplo de grandes proporções e que deu muito que falar durante a Copa do Mundo. A construção da Arena Corinthians para os jogos fez a Zona Leste de São Paulo ter uma alta exponencial nos preços dos imóveis da região. Em São Miguel Paulista, por exemplo, no ano de 2013, houve uma valorização de 34,5% no preço da propriedade, de acordo com a pesquisa realizada pelo site Agente Imóvel. Ou seja, um imóvel de 70 m² que valia cerca de R$ 198 mil, hoje, após o término da construção do estádio, vale, em média, R$ 267 mil.

Arena Corinthians

Foto: Reuters

Esses dados apontam que apesar da localização ser um fator importante, ela não é o único motivo de compra e de valorização. Grandes empreendimentos e estabelecimentos também podem determinar os preços dos imóveis, uma vez que eles modificam a estrutura da região e o modo de vida dos moradores.

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