Comprar, vender, aluguel Casas e apartamentos em Florianópolis, Grande Florianópolis, São José

12/11/2014 | Customizar imóvel ainda na planta dá vantagens a clientes e construtoras

Demanda por personalização de apartamentos está em alta no mercado. Mudar projeto antes de ficar pronto é mais vantajoso.

Depois de passar pelos transtornos típicos de uma reforma dentro de casa, a bancária Simone Aparecida dos Anjos comprou um apartamento na planta e optou por fazer suas mudanças antes mesmo que ele fosse construído. Mudou muita coisa no projeto da construtora, trocando os pisos, tintas e mudando até mesmo a área de serviço de lugar. “É uma opção muito melhor. O apartamento ficou do jeito que queríamos, a um custo menor do que se tivesse feito as alterações com o imóvel pronto.” A oportunidade que Simone teve de personalizar o bem antes de ele estar habitável já é realidade no mercado imobiliário em Belo Horizonte e se tornou uma demanda crescente na cidade.

Segundo o gerente de negócios da Construtora Escala, Adimilson Moura, a empresa, há seis anos no mercado, tem como público-alvo a classe média e, diante da demanda cada vez maior, há quatro anos passou a oferecer esse tipo de personalização. “Os clientes estão cada vez mais exigentes e querem algo mais com a cara deles. Sabemos que cerca de 40% das pessoas que compram um imóvel pronto fazem alterações nele”, diz Adimilson, lembrando que a reforma depois de o apartamento construído gera transtornos, além dos preços mais altos do material e, em alguns casos, há a necessidade de aprovação do novo projeto. “Há um custo dobrado. Quando o cliente opta em fazer as alterações com o apartamento ainda na planta, ele tem a possibilidade de fazer tudo do gosto dele e a um preço melhor. Oferecemos uma consultoria gratuita, para que nenhuma alteração prejudique a estrutura do prédio”, diz. Nos empreendimentos da Construtora Escala, cerca de 20% dos clientes pedem a customização.Simone dos Anjos alterou o acabamento do teto e ficou muito satisfeita com o resultado.

De acordo com sócio da Construtora Talent, Pedro Damásio, a empresa, voltada para empreendimentos de alto luxo, já tem essa personificação em quase todos os apartamentos vendidos. “Temos um setor de arquitetura voltado para isso, mas muitos proprietários já trazem o seu arquiteto e decorador. Entregamos, recentemente, um prédio com 22 apartamentos, no Bairro Buritis, na Região Oeste, com todos os imóveis customizados”, revela. A cada alteração é feito um orçamento detalhado para o proprietário, em que ele compara custos e benefícios. “Nesse mercado de alto padrão, esse serviço gera um grande diferencial. As pessoas enxergam um maior valor agregado quando o produto é personalizado. Vale a pena proporcionar isso ao cliente, já que o nosso objetivo é entregar um apartamento que não lhe dê trabalho”, afirma Damásio.

CUSTOMIZAR EMPREENDIMENTOS COM MUITAS UNIDADES É DESAFIO PARA EMPRESAS

Na avaliação do vice-presidente da área de corretores de imóveis da Câmara Imobiliária de Minas Gerais (CMI/Secovi), Flávio Galizzi, a personalização em empreendimentos com muitas unidades pode ser algo complexo. “Observamos que é um desafio para ser executado, já que as construtoras têm o seu prazo de entrega de um edifício e se ela abre mão para os clientes realizarem seus desejos, o tempo pode não ser suficiente”, diz. Uma alternativa é oferecer um kit acabamento. “É estabelecer alternativas de mudança para que o cliente tenha opções. Mas, aquelas que conseguem gerenciar essa vontade do proprietário com o prazo estabelecido terão um índice de aprovação muito grande.”

Por: Luciane EvansFonte: Estado de Minas

0