Comprar, vender, aluguel Casas e apartamentos em Florianópolis, Grande Florianópolis, São José

  • +55 (48) 3330 1600 / +55 (48) 9172 9993

30/11/2010 | Sistema de iluminação natural substitui energia elétrica

Chega ao Brasil um sistema desenvolvido na Austrália, capaz de aumentar a incidência de luz natural em ambientes fechados sem ter que abrir janelas ou ter que recorrer à energia elétrica por mais claridade. O Solatube capta a luz solar do lado de fora, transmite e difunde para dentro da casa.

Para instalar o sistema, é preciso fazer uma abertura no teto e deixar parte do equipamento composto por uma cúpula de acrílico para o lado de fora. Esta cúpula é responsável por captar a luz do sol. Um tubo de alumínio altamente refletivo é o responsável por transferir quase 100% da iluminação captada no ambiente exterior para o ambiente interior, e uma lente dissipadora de luz distribui a luz de forma homogênea no ambiente.

Um único Solatube é capaz de iluminar uma área de até 46 m². Para controlar ou mesmo cessar a incidência de luz, o sistema possui um dimmer regulador como acessório opcional. Segundo a Efilux, distribuidora do sistema no Brasil, o Solatube consegue captar, transferir e difundir a luz independente da posição do sol no céu e mesmo em dias nublados, porém, como o sistema não armazena a luz, só funciona enquanto houver claridade do lado de fora. Para que o ambiente não fique muito quente, os raios ultra-violeta são filtrados e a transferência de calor é minimizada.“Ainda há a possibilidade de levar a luz natural até o ambiente desejado, já que o sistema consegue estender a iluminação até 15 metros sem perder eficiência e o controle total da luz”, diz Daniel Markus, diretor da Efilux.Fonte: Imovelweb
0