Comprar, vender, aluguel Casas e apartamentos em Florianópolis, Grande Florianópolis, São José

04/04/2013 | Apartamentos de dois quartos são prioridade entre os brasileiros

A categoria representa 56% do total do mercado. Este é o tipo de imóvel para quem quer começar a vida, afirma pesquisa da Lopes Inteligência de Mercado.Uma pesquisa inédita revelou dados sobre o setor imobiliário no Brasil em 2011. A análise dos resultados foi realizada pela Lopes Inteligência de Mercado, empresa de intermediação e consultoria imobiliária com destaque nacional. Do VGV total, o estudo detalha R$ 72 bilhões ou 84% dos lançamentos no país.
Um dos destaques é quanto à preferência dos brasileiros em relação ao tipo de imóvel. Os apartamentos de dois quartos são prioridade. Com 92 mil unidades, a categoria representa 56% do total do mercado. Além do preço acessível – em média 4,08 mil– ele é procurado por clientes recém-casados ou que possuem apenas um filho. Este é o tipo de imóvel para quem quer começar a vida.
 
Os apartamentos de um quarto são mais procurados por solteiros, estudantes ou jovens profissionais. Dados da pesquisa mostram que geralmente são bem localizados, em áreas metropolitanas e com preços que podem ser maiores do que apartamentos de dois quartos, em média 6,31 mil.
 
São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, acompanhados por regiões metropolitanas, são os locais que mais concentram lançamento de imóveis no Brasil, somando 55% do Valor Geral de Venda total do país.
 
Os imóveis comerciais também fizeram parte do estudo. Eles equivaleram a 19% do VGV do setor imobiliário em 2011, representando também 14% do total de lançamentos no ano. Neste tipo de imóvel o metro quadrado é elevado em relação aos residenciais.
 
Para a obtenção de dados foram utilizados os estados da região sul e sudeste do Brasil, Goiás, Distrito Federal, Bahia, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte, que juntos correspondem a 91% do Produto Interno Bruto Brasileiro, PIB.
0