Comprar, vender, aluguel Casas e apartamentos em Florianópolis, Grande Florianópolis, São José

23/03/2013 | Reformar a casa é prioridade para os consumidores brasileiros

Carros e eletroeletrônicos cresceram entre as preferências dos consumidores graças ao IPI reduzido.Entre as 13 prioridades de consumo para 2013, a reforma da casa fica na liderança para 23% dos brasileiros. A pesquisa realizada pela Fecomércio-RJ (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro), junto com a Ipsos, revela que essa é a prioridade, principalmente, para as classes sociais AB e C.
Um quarto dos pertencentes das classes AB e 23% dos da classe C responderam que priorizam a reforma do imóvel. Já as classes DE dão preferência para a aquisição de eletrodomésticos. Em relação ao ano de 2012, a reforma da casa também estava na liderança, porém, com 28% da preferência.
 
Para o economista da Federação, Christian Travassos, o IPI (Imposto sobre Produto Industrializado) reduzido para material de construção colabora para manter a reforma como prioridade mais citada. Além disso, "há novas linhas de financiamento no mercado para aquisição de material de construção", explica.
IPI
Ainda com o auxílio da desoneração do IPI, a prioridade de adquirir um veículo foi citada por 14% dos entrevistados, sendo que, em 2012, este percentual foi de 11%, seguida por eletroeletrônico, com 12%, ante os 10% registrados no ano passado. Os responsáveis pela alta foram os brasileiros das classes C e DE, que revelaram maior interesse nesses produtos de um ano para outro.Fonte: REDIMOB 
0