Comprar, vender, aluguel Casas e apartamentos em Florianópolis, Grande Florianópolis, São José

22/10/2012 | Alugar ou financiar um imóvel?

Embora muita gente diga que é sempre melhor pagar algo que é seu - quando o assunto é imóvel - o aluguel também tem suas vantagens. Confira! Morar em um imóvel próprio é o sonho de todo brasileiro. Mas será que a compra desse imóvel é mesmo a melhor solução? Embora muitos considerem o aluguel "dinheiro jogado fora", ele também tem suas vantagens. Veja a seguir uma lista de prós e contras de ambas as opções para ajudar a resolver esse dilema.
Aluguel
 
Vantagens:
 
1. Flexibilidade: o aluguel permite que o morador aceite propostas de trabalho em outras cidades, já que é rápido encerrar o contrato.
 
2. Necessidades: se a família aumenta ou os filhos saem de casa é mais fácil trocar o imóvel por um que atenda as novas necessidades da família.
 
3. Investimento: o valor que seria usado na compra pode ser investido resultando em rendimentos suficientes para pagar o aluguel e ainda sobrar. 
 
4. Padrão: alugando é possível morar em um imóvel de padrão mais alto do que o bolso permite comprar. A manutenção é por conta do proprietário.
Desvantagens:
1. Renda: morar de aluguel compromete cerca de 30% da renda. 
 
2. Parcela: em alguns casos o valor do aluguel pode superar o do financiamento, sendo que o imóvel alugado não será propriedade do inquilino. 
 
3. Instabilidade: Se o proprietário decidir que não quer mais alugar o imóvel, o inquilino será obrigado a deixá-lo. Além disso, é preciso autorização do proprietário para fazer qualquer alteração no bem. 
 
4. Reajustes: aluguel sofre reajustes anuais e essas alterações podem dificultar o pagamento.
Financiamento
 
Vantagens:
 
1. Estabilidade: você não precisará se mudar toda ver que o proprietário quiser o imóvel de volta. Mudanças freqüentes afetam muito a rotina de toda a família. 
 
2. Investimento: o dinheiro pago nas prestações é um investimento, já que ao final, o imóvel será seu. 
 
3. Contrato: no financiamento o contrato é mais previsível e permite que o comprador saiba com antecedência os valores das parcelas até quitar o imóvel. 
 
4. Planejamento: com gastos fixos da parcela, é mais fácil organizar o orçamento mensal. 
 
Desvantagens:
 
1. Gastos: a casa própria acarreta maiores custos de manutenção ao longo do tempo. 
 
2. Juros: os juros podem fazer com que o proprietário pague pelo imóvel mais do que ele vale. 
 
3. Custos extras: com o financiamento é preciso desembolsar mais dinheiro para arcar com os custos da escritura, taxas administrativas, impostos, etc. 
 
4. Entrada: para obter o financiamento é preciso dar um valor de entrada, ou seja, é preciso poupar esse dinheiro com disciplina e paciência.
 
Por Equipe InfoMoney 
0