Comprar, vender, aluguel Casas e apartamentos em Florianópolis, Grande Florianópolis, São José

18/08/2012 | Pequeno notável: lavabo é uma tradição brasileira

O brasileiro é conhecido por ser um povo hospitaleiro. Parte dessa alcunha vem do bom trato com o qual ele recebe quem chega à residência. Prova disso é a tradição nacional em construir cômodos especiais para melhor acolher os amigos, como os quartos de visita e os tradicionais lavabos.
Por não tomar muito espaço e representar um local onde a decoração pode ser livre, esse tipo de toalete é um ambiente presente em quase todos os projetos arquitetônicos brasileiros. "Eu já vi plantas de apartamentos de 50m² onde ele era uma exigência", aponta a arquiteta Simone Tasca. "Geralmente, no lavabo, os clientes gostam de realizar todas as vontades de decoração que não couberam no restante da casa", completa.
 
Um dos itens mais usados é o papel de parede. "Isso porque o vapor d’água dos banheiros pode descolar esse revestimento, o que não acontece no lavabo", comenta Simone. O espelho também é muito utilizado como forma de valorizar o espaço. "Ele dá uma sensação de amplitude para o ambiente, que normalmente não costuma passar dos 4m²".
 
Como a decoração é diferente da de um banheiro convencional, as cores do lavabo não precisam ser necessariamente claras. "Eu particularmente gosto muito dos tons mais escuros, que inspiram aconchego e sofisticação", sugere Simone.
 
A iluminação indireta também é bem recebida pelo lavabo, uma vez que o ambiente não será utilizado por muito tempo e, por isso, não precisa de luzes muito intensas.
 
A grande tendência para os lavabos é a bancada da pia. "Ela dá a impressão de ser um item esculpido, mas é uma montagem de peças de mármore ou granito com o tanque cavado, que faz a água escorrer por conta da inclinação", diz Simone. Apesar de mais caras, as bancadas revitalizam o ambiente. Como não se gasta muito com a decoração do lavabo, dá para investir um pouco mais nesse tipo de item. Em relação à funcionalidade, a questão mais importante é a ventilação. Pode-se resolver isso com a abertura de um átrio, que funcionaria como uma espécie de duto comum a todos os andares, por exemplo, ou usar um kit de ventilação forçada com exaustores, no caso das casas.
Fonte: REDIMOB
0