Comprar, vender, aluguel Casas e apartamentos em Florianópolis, Grande Florianópolis, São José

  • +55 (48) 3330 1600 / +55 (48) 9172 9993

28/03/2012 | A força da construção

É comum ouvir dizer que a construção civil é o motor do crescimento. Que é mola propulsora de desenvolvimento. E isso pode ser comprovado recentemente quando o IBGE divulgou os dados do Produto Interno Bruto (PIB). No ano passado, o PIB brasileiro teve uma alta de 2,7%, ao passo que o PIB da indústria da construção foi de 3,6%, ou seja, 33% a mais.

Esse resultado positivo apresentado é apontado como responsável por puxar para cima o PIB brasileiro. E o IBGE divulgou ainda que houve avanço de 3,9% na ocupação das vagas do setor e alta de 24,3% no crédito imobiliário.

Se voltarmos o olhar para o Espírito Santo, constatamos também a força desse segmento. A construção participa com 27,5% do PIB da indústria e juntamente com o mercado imobiliário contribui com 8,5% no PIB estadual e emprega 65 mil trabalhadores, treinados, capacitados e com carteira assinada.

 Ao analisarmos os números dessa indústria, constatamos um desenvolvimento equilibrado, sem sobressaltos, que caminha em ritmo constante e estabilizado. Nos últimos 10 anos, a produção dessa indústria cresceu de forma continuada numa média de 15% ao ano – índice que causa surpresa a muitos segmentos, já que o Censo Sinduscon-ES 2002 registrou 7.840 unidades em construção e em novembro de 2011 foram 33.193 unidades (residenciais e comerciais).Já a valorização dos imóveis residenciais registra um índice médio de 13% ao ano – percentual bastante atrativo. O que vem contribuindo com esses recordes são as vendas, registrando uma média de 76% de unidades comercializadas durante a produção.Por outro lado, essa indústria se preocupa com a sustentabilidade ambiental. Em 2010 foram premiados 22 projetos enquadrados no Prêmio Eco do Sinduscon-ES, sendo que esse modelo foi reconhecido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção com o troféu nacional de Ação Social.Registrando os fatos, recentemente, na cidade de Araucária, no Paraná, a Metso – empresa finlandesa especializada em infraestrutura industrial de papel e celulose – inaugurou sua segunda unidade no Brasil e expôs em seu vídeo institucional a premiação do seu projeto no Prêmio Eco do Sinduscon-ES, que de forma brilhante foi projetada por escritório de arquitetura capixaba e construída em tempo recorde por uma empresa também capixaba. Isso tudo revela a força, a competência e a sustentabilidade da indústria da construção.Fonte: CBIC
0