Comprar, vender, aluguel Casas e apartamentos em Florianópolis, Grande Florianópolis, São José

  • +55 (48) 3330 1600 / +55 (48) 9172 9993

23/12/2011 | Ações sustentáveis podem valorizar setor da construção civil

Minimizar impactos ambientais, valorizar o relacionamento entre empresas e consumidores e viabilizar a sustentabilidade na economia são conceitos que ainda precisam ser disseminados na área da construção civil.

Um dos problemas para implantação do mercado sustentável é a ausência de incentivos para sua produção, os produtos ainda são importados e acaba saindo caro para o bolso do consumidor. Com o aquecimento do setor, diminui o interesse por pesquisas sustentáveis. Apesar de uma maior preocupação do consumidor com o meio ambiente, ainda há pouco investimento em produção mais durável e com desempenho mais elevado. Faltam normas de incentivo.

O mercado de construção tem uma taxa média de crescimento de 4% entre 2007 e 2030, de acordo com pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV). Isso resulta em 1,6 milhões construções por ano. Os números atentam ainda mais para necessidade dos empreendimentos se voltarem a ações sustentáveis, construir sempre vai gerar impacto ambiental, por isto é necessário equilíbrio e consenso.

Fonte: CBIC

0