Comprar, vender, aluguel Casas e apartamentos em Florianópolis, Grande Florianópolis, São José

23/10/2010 | Proprietário deve acompanhar despesas de imóvel alugado

Os proprietários de imóveis alugados devem ficar atentos durante todo o período do contrato, acompanhando de perto o passo a passo da locação. É preciso estar atento ao recolhimento de uma série de encargos, como IPTU, água, luz, gás, condomínio, que são pagos pelo inquilino, conforme estabelecido em contrato.

A falta de acompanhamento adequado em relação ao pagamento dessas despesas pode trazer sérios transtornos e onerosos gastos ao locador, durante e ao término da locação. O ideal é que ao alugar um imóvel o inquilino transfira as contas de água, luz e gás para o nome dele, pois esses encargos passam a ser de responsabilidade do morador do imóvel. No caso do condomínio e IPTU as contas devem permanecer no nome do proprietário, porém são de responsabilidade do inquilino.

"Se o inquilino não pagar o IPTU, por exemplo, vira dívida ativa do Município e como a carta da Prefeitura é endereçada ao imóvel alugado, o locador pode nem tomar conhecimento do problema e acumular uma dívida significativa junto aos cofres públicos", explica Roseli Hernandes, diretora da administradora Lello.

Fonte: Central Estratégica

0