Comprar, vender, aluguel Casas e apartamentos em Florianópolis, Grande Florianópolis, São José

26/07/2011 | Bancos investem para reduzir tempo de aprovação de financiamentos

Papéis por todos os lados, trabalhos manuais e processos desestruturados são alguns dos problemas que fazem com que a aprovação de um financiamento imobiliário leve até 180 dias no Brasil. Na tentativa de reduzir esse prazo e os custos operacionais do processo, as grandes instituições financeiras, como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco, Santander e Itaú Unibanco estão investindo em uma ferramenta de gestão de crédito imobiliário.
 
No Itaú Unibanco, onde a solução já está em operação, os resultados mostram-se positivos: “Implantamos a ferramenta em 2009 e já no primeiro semestre do ano passado os resultados apareceram: a solução permitiu ao banco reduzir o período de contratação de um financiamento de 180 para apenas 12 dias, com uma redução de 80% nos custos de backoffice”, conta Marcos Burattini, fundador e CEO da Vivere, empresa responsável pelo desenvolvimento da ferramenta de gestão. Já nos outros bancos, a solução ainda está em fase de implementação.
 
A ferramenta funciona automatizando os processos, de forma que sejam cumpridos sem decisão humana, a partir de lógicas pré-estabelecidas em conjunto com o cliente. Cada etapa é operacionalizada de forma paralela, sem replicar os processos e sem depender das ações dos demais envolvidos. As informações ficam digitalizadas e toda a comunicação é feita pela Internet, dispensando a circulação de documentos físicos entre as diversas áreas envolvidas com as operações de crédito imobiliário.
 
Resultado de um investimento de R$ 8 milhões, o sistema modular web-based criado pela Vivere é o único do mundo 100% voltado ao crédito imobiliário, e pode ser implementado em bancos, construtoras e incorporadoras, imobiliárias, securitizadoras e até cartórios. “Levamos dois anos para desenvolver uma solução que pudesse revolucionar o mercado imobiliário”, diz Burattini.Fonte: R7
0