Comprar, vender, aluguel Casas e apartamentos em Florianópolis, Grande Florianópolis, São José

07/07/2011 | Como saber se você pode usar seu FGTS para financiar um imóvel?

Como fazer?Para conseguir usar o FGTS para financiar um imóvel é preciso ser brasileiro (ou ser estrangeiro com visto permanente), ter mais de 18 anos ou ser emancipado, estar com o nome limpo e ter fonte de renda comprovada. A partir da renda familiar, da idade e do estado civil, é possível simular o valor do financiamento da Caixa.

Imóveis comerciaisA Caixa não concede financiamento com FGTS para compra de terrenos ou lotes, nem para imóveis comerciais. Também não é permitido financiar unidades para parentes ou dependentes, mesmo que sejam imóveis residenciais. E quem está pensando em reformar ou ampliar a casa ou o apartamento, seja residencial ou comercial, também não vai conseguir o Fundo de Garantia.

Situação e localização do imóvelO imóvel ainda precisa ter registro no Cartório de Registro de Imóveis e estar em boas condições para que o comprador se mude - ou seja, não pode precisar de "uma reforminha". Antes de conceder o financiamento, a Caixa envia engenheiros para avaliarem isso, e também para confirmarem quanto vale a casa ou aparamento. Além disso, o imóvel precisa ser na cidade onde o trabalhador mora há pelo menos um ano, onde trabalha ou exerce sua principal atividade, ou na região metropolitana desse lugar.

Além disso, o comprador não pode ter outro financiamento em seu nome, nem ter usado o Fundo para financiar outro imóvel nos últimos três anos pelo SFH - o Sistema Financeiro da Habitação, que garante juros mais baixos para o financiamento.

Fonte: PENSE IMÓVEIS

0